Número de Votos: 1277
Telefone: 71 3289-7232
E-mail da Presidência: presidencia@cmlf.ba.gov.br

Rosenaide Carvalho de Brito, conhecida como Naide Brito, é administradora, filha do agricultor/ operário de fábrica José Costa Brito, e da Dona de casa Eudete Carvalho de Brito. Nasceu em Catu, em uma localidade chamada de Fazenda Mar Morto. É a segunda de 12 filhos (7 mulheres e 5 homens). A família é muito unida e amorosa.

Naide herdou dos pais os valores e princípios que norteiam sua vida como a fé e respeito ao próximo. E quem a conhece sabe de sua confiança em Jesus Cristo e que Ele é o maior exemplo de solidariedade, respeito pelas pessoas, de que não se deve fazer com os outros o que não se quer para si, de honestidade, garra e determinação.

Inspirada pela fé Católica, participou dos grupos de jovens e engajou-se em trabalhos pastorais. Atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da Diocese de Alagoinhas, tendo sido coordenadora da Regional Nordeste III Bahia e Sergipe. Fruto desses trabalhos pastorais participou e tem o seu nome registrado na Ata de Fundação da CUT Rural Bahia, acompanhou o surgimento do Partido dos Trabalhadores, ao qual se filiou em 1986.

Por conta da militância pastoral, sindical e partidária, residiu até os 20 anos em Catu, depois em Alagoinhas, Inhambupe, Salvador e, finalmente, Lauro de Freitas, terra que adotou, foi bem acolhida e na qual pretende residir até quando Deus quiser.

Na sua militância partidária, Naide Brito foi assessora do então Deputado Federal Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, no seu primeiro mandato, por convite pessoal dele. Ficou quatro anos. Depois, recebeu o convite para trabalhar na assessoria do Frei Dilson Batista Santiago, eleito Deputado Estadual em 1994. Dois anos depois Frei Dilson elege-se Prefeito de Itamaraju, mas Naide decidiu ficar, pois é muito ligada a família e não queria ficar longe de familiares. Nesse mesmo período, recebeu o convite da então Deputada Estadual Moema Gramacho, em 1996, passando a fazer parte de sua equipe de assessoria. De lá para cá, são maravilhosos anos de relacionamento de trabalho, de respeito e de uma bela e sincera amizade.

Foi eleita vereadora de Lauro de Freitas com mandatos de 2013 a 2016, 2017 a 2020, e no atual mandato de 2021 a 2024. Naide Brito está como presidenta da Casa pela terceira vez, eleita para os biênios 2023/2024, 2021/2022 e anteriormente em 2017 e 2018. Já apresentou mais de 650 proposições, entre Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e Moções, sempre dando prioridade a um mandato participativo, voltado para a inclusão social e respeito ao próximo. Sua atuação é dedicada às causas populares e da cidade, com destaque na defesa da mulher, na luta por moradia, creches, empregos, assistência social, direitos humanos, infraestrutura sustentável, educação, cultura e esportes, com solidariedade, ética, honestidade e dignidade.

Entre as proposições apresentadas estão a defesa da escola em tempo integral; a solicitação da implantação da Clínica da Dor e da UPA em Itinga; a adoção de ações para a melhoria da vida das pessoas com fibromialgia; a reforma e funcionamento da Cozinha Comunitária; a indicação do nome da Creche que fica na Avenida Fortaleza; além da solicitação da construção de passarelas, pavimentação e drenagem de várias ruas da cidade. Naide Brito também atuou na vinda da Policlínica que atende à Região Metropolitana e lutou em favor dos moradores e moradoras do Residencial Minha Casa Minha Vida do Capelão, garantindo que os invasores desocupassem e os apartamentos fossem entregues a seus verdadeiros donos.

Com uma história de vida voltada para a ação coletiva, Naide Brito veio para Lauro de Freitas, integrando a equipe da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho e aqui ficou, passando a residir e a criar laços. Marca registrada dos oito anos da gestão Moema Gramacho, o Orçamento Participativo (OP) criou uma cultura de interação entre o poder público e a comunidade que hoje permeia todos os setores da administração municipal.

Não dá mais para imaginar a gestão municipal sem a participação popular. À frente dessa iniciativa de sucesso, estava a articuladora Naide Brito que conhece Lauro de Freitas de ponta a ponta. Criou relações sociais e fez relações pessoais com moradores e moradoras deste município. Quando chega nas comunidades é recebida sempre com muito carinho.

E assim, com seu jeito franco, um abraço carinhoso, olhar sensível e disposição ao diálogo, que Naide Brito conquistou a admiração e o respeito de todos e todas que a acompanham.

REPUBLICANOS
Próxima NotíciaAnderson Pinheiro Santos - Vereador