Mirian Martinez solicita campanha de esterilização através do "Castramóvel"

Mirian Martinez solicita campanha de esterilização através do "Castramóvel"

A vereadora Mirian Martinez apresentou, na Sessão Ordinária da última terça-feira (1), a Indicação nº 241/2019, que solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de uma campanha de esterilização em massa de caninos e felinos fêmeas, através do "Castramóvel".

O "Castramóvel" consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, com local adequado para atendimento pós-operatório e guarda responsável. As operações devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura ou conveniados.

De acordo com a justificativa da edil, o serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. O "Castramóvel" atenderia os animais dos bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

"O principal objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre animais)", explicou Mirian.

Ainda de acordo com a justificativa, após a cirurgia, o animal é imediatamente entregue ao seu tutor, desonerando o município do alojamento necessário no pós-operatório.

Publicado em: 03/10/2019

Data da última atualização no site: 11/12/2019 10:49