Roque Fagundes apresenta PL que declara Patrimônio Cultural a Festa de Nossa Senhora Aparecida de Itinga
Foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (1), o Projeto de Lei (PL) nº 113/2019, de autoria do vereador Roque Fagundes (PT), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Lauro de Freitas, a Festa de Nossa Senhora Aparecida de Itinga.
“Em nosso município, temos a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itinga que completa esse ano 25 anos de fundada e, durante esses 25 anos, a Festa de Nossa Senhora Aparecida vem crescendo e ganhando seguidores em toda a cidade de Lauro de Freitas”, diz a justificativa do autor.
O documento também ressalta que é realizado um Novenário, que acontece todos os anos de 03 a 11 de outubro, na Igreja Matriz, que fica localizada no Largo do Caranguejo. “Um verdadeiro momento de fé e devoção, contando com a participação de diversos Padres, Diáconos, Irmãs, Leigos consagrados e todos os membros da Paroquia”, observa.
“A culminância da Festa em Devoção a Nossa Senhora Aparecida se dá com missas durante todo o dia 12, com carreata pelas ruas de Itinga, e à noite uma grande procissão pelas ruas saindo de Terraplac até o Largo do Caranguejo com a imagem de Nossa Senhora findando com a Grande Missa Festiva, onde leva centenas de pessoas. Muitas histórias e fatos de devoção e fé fazem com que a Festa de Nossa Senhora Aparecida de Itinga se torne um Patrimônio Cultural e Imaterial de nossa Cidade, fundamentado pelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, as formas de expressões cênicas, musicais ou lúdicas e nos lugares coletivos”, finaliza a justificativa do autor.
Fonte: Celi Carvalho / ASCOM
Publicado em: 01/10/2019