Rosenaide Carvalho de Brito - Vereador

Número de Votos: 990
Telefone: 71 3289-7232

Biografia:
Nascida na cidade de Catu-BA, em 20/01/1965. Mora em Lauro de Freitas-BA, no Bairro de Portão. Segunda dos 12 filhos (sete mulheres e cinco homens), Naide herdou dos pais os valores e princípios que norteiam sua vida. “São valores como a Fé em um Deus que mandou seu filho Jesus Cristo para ser exemplo de solidariedade, respeito pelas pessoas, de que não se deve fazer com os outros o que não se quer para si, de honestidade, garra e determinação. Sempre procuro pautar minhas relações com o sentimento do Ser e não do Ter”, frisa. E quem conhece Naide um pouco mais de perto sabe que ela é assim mesmo. Inspirada pela fé Católica, participou dos grupos de jovens e engajou-se em trabalhos pastorais. Atuou na Pastoral da Juventude, tendo sido coordenadora da Regional Nordeste III Bahia e Sergipe. Fruto desses trabalhos pastorais participou e tem o seu nome registrado na Ata de Fundação da CUT Rural Bahia, acompanhou o surgimento do Partido dos Trabalhadores, ao qual se filiou em 1986. Por conta da militância pastoral, sindical e partidária residiu até os 20 anos em Catu, depois em Alagoinhas, Inhambupe, Salvador e, finalmente, Lauro de Freitas, terra que adotou e na qual pretende residir até quando Deus permitir. Na sua militância partidária Naide foi assessora do então Deputado Federal Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, no seu primeiro mandato, por convite pessoal dele. Ficou quatro anos. Depois, recebeu o convite para trabalhar na assessoria do Frei Dilson Batista Santiago, eleito Deputado Estadual em 1994. Dois anos depois Frei Dilson elege-se Prefeito de Itamaraju, mas Naide decidiu ficar, pois é muito ligada a família e não queria ficar longe de familiares. Nesse mesmo período, recebeu o convite da então Deputada Estadual Moema Gramacho, em 1996, passando a fazer parte de sua equipe de assessoria. De lá para cá, são maravilhosos anos de relacionamento de trabalho, de respeito e de uma bela e sincera amizade. Com uma história de vida voltada para a ação coletiva, Naide veio para Lauro de Freitas, integrando a equipe da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho e aqui ficou, passando a residir e a criar laços. Marca registrada dos oito anos da gestão Moema Gramacho, o Orçamento Participativo (OP) criou uma cultura de interação entre o poder público e a comunidade que hoje permeia todos os setores da administração municipal. Não dá mais para imaginar a gestão municipal sem a participação popular. À frente dessa iniciativa de sucesso desde 2005 está a articuladora Rosenaide Carvalho Brito. Foi através do OP que conheceu o município de ponta a ponta, criou relações sociais e fez relações pessoais com moradores deste município. Quando chega nas comunidades é recebida sempre com muito carinho. Pessoa simples, Naide Brito do OP, como é bem conhecida, cultuou com muita sabedoria as amizades. Seu jeito franco, aberto ao diálogo, fez com que angariasse a admiração e o respeito de todos que a acompanham. Em 2012 Naide foi eleita vereadora de Lauro de Freitas, reeleita em 2016. A vereadora Naide Brito vem atuando em defesa das causas populares e da comunidade local. A fiscalização dos atos do Executivo Municipal é uma luta constante da vereadora. A defesa das mulheres, inclusão social e direitos dos mais necessitados são bandeiras que estão sempre sendo debatidas nos discursos e nas ações da vereadora. Naide Brito tem um mandato participativo, atuante e forte nas comunidades.

Comissões em que o(a) vereador(a) atua:

Nome da comissão                                                                                                                                               Cargos

I - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL                                                                        Relator
VI - COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS                                                                         Relator
XI - COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS                                                                                    Membro
XIV - COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, EXECUTIVA E POLÍTICA INTERNA                         Membro

Data da última atualização no site: 23/10/2019 15:22