Luciana Tavares da Silva Santos - Vereador

Número de Votos: 920
Telefone: 71 3289-7216

Biografia:
Nascida e criada no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, em 25 de agosto de 1981, a vereadora Luciana Tavares está no seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Já foi líder de governo e atualmente preside três comissões, sendo elas: Comissão de Mulheres, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Iniciou a carreira política militando no movimento estudantil. É graduada em Administração e pós graduanda em Psicopedagogia. Ingressou na carreira de Aeroviária, onde foi eleita a primeira mulher presidenta do Sindicato dos Aeroviários e Aeroviárias, fazendo parte da direção estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e está licenciada do emprego para assumir o mandato legislativo. Atual presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), é feminista emancipacionista e integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM). Uma das preocupações da Vereadora é a inclusão social e ela defende a construção de mais creches públicas e escolas por período integral para enfrentar na "raiz" o problema da desigualdade social. “O grande caminho da inclusão social é a educação por período integral e a creche tem um papel fundamental para garantir um caminho maior de oportunidades" tirando o menino e a menina da vulnerabilidade. Mais uma bandeira defendida por Luciana é a do desenvolvimento econômico e do novo modelo de geração de renda e para população: a economia solidária, que possibilita maior comprometimento com a construção de uma sociedade justa e solidária. É uma forma de reconhecer o potencial econômico do município, identificar os novos empreendedores laurofreitenses com o objetivo de fortalecer e incentivar a economia criativa local, com a transversalidade entre o esporte, cultura popular, gastronomia, turismo e meio ambiente. Militante feminista emancipacionista, batalha diariamente para acabar com as desigualdades de gênero e desenvolver política de mulher. Assim como criar uma rede de proteção para as crianças e jovens de forma a trabalhar inclusão social das suas diversas formas, principalmente através do esporte. Principais projetos: Em seu primeiro ano de mandato, a edil apresentou projetos de leis, indicações e requerimentos voltados para a ampliação de políticas de mulher, geração de renda, desenvolvimento econômico, turístico e ambiental. Seu primeiro Projeto de Lei tratou da reserva de vagas em concursos públicos municipais para mulheres em situação de violência. Criou o Fórum “Joanes: um canto de resistência” para discutir a despoluição dos rios de Lauro de Freitas e, dessa forma, resgatar e promover a cena cultural na cidade. A despoluição dos rios também oferecerá renda, turismo e desenvolvimento econômico. Mais um PL apresentado e que está em andamento é o app “Basta”, que será acionado pela mulher que se sentir ameaçada por algum agressor e enviará notificação para que a Ronda Maria da Penha faça a segurança da vítima. O app será desenvolvido através de um concurso envolvendo profissionais/estudantes que desenvolvem novas tecnologias no município. Uma das lutas da representante do PCdoB é também a criação de um mercado de artesanato fixo em Lauro de Freitas, como forma de promover a criatividade e renda dos munícipes, um local onde seja possível evidenciar o trabalho das baianas de acarajé, das marisqueiras, bejuzeiras, capoeiristas, samba de roda e toda a rica cultura local, fomentando e fortalecendo o turismo na cidade.

Comissões em que o(a) vereador(a) atua:

Nome da comissão                                                                                                                                                 Cargos

VII - COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS                                                                                                          Presidente
IX - COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO, ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE                                Presidente
XI - COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS                                                                                    Presidente
XII - COMISSÃO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER                                                                                                Relator
II - COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTOS E CONTAS                                                                                  Membro

Data da última atualização no site: 16/08/2019 15:26

Sede: Praça João Thiago dos Santos,S/N - Centro - Lauro de Freitas/BA - (71)3289-7200 - ouvidoria@camaralaurodefreitas.ba.gov.br