Luciana Tavares apresenta Moção de Congratulação em homenagem ao professor Gildásio Freitas

Na Sessão Ordinária da última terça-feira (29), foi aprovada a Moção de Congratulação nº 44/2019, de autoria da vereadora Luciana Tavares (PCdoB), subscrita pelos vereadores Fausto Franco (DEM) e Roque Fagundes (PT), homenageando o professor, escritor e historiador Gildásio Vieira de Freitas, em reconhecimento ao trabalho histórico relevante em favor do município de Lauro de Freitas.

“Essa moção é um momento de gratidão a essa pessoa que nos ajudou a dar os nossos primeiros passos com a história da cidade. Quando a gente pensa na história de Lauro de Freitas, lembra do mestre Gildásio”, reforçou a autora durante a aprovação da moção.

Na sua justificativa, a edil conta um pouco da história do homenageado. “O escritor e historiador do município de Lauro de Freitas, Gildásio Vieira de Freitas, formado pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, teve em sua formação grandes nomes como Consuelo Pondé, Cid Teixeira, Hilda Paraíso e outros, devido a sua paixão pela cultura baiana e pela cultura local, dedicou-se especialmente a região de Santo Amaro de Ipitanga, para onde se mudou e constatou que eram quase inexistentes os materiais de pesquisa publicados”.

Luciana Tavares ainda lembra na justificativa que o professor Gildásio deu também uma grande contribuição material para o município de Lauro de Freitas, com a publicação e adoção pela Prefeitura Municipal, obedecendo a Lei n° 9394/96 de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, Um Fim de semana em Lauro de Freitas ( 2006), Influências e contribuições afro-brasileiras em Lauro de Freitas (2006), logo após Ipitanga e seus arredores (2007) e Livro da História de Lauro de Freitas (2008), juntamente com o professor Emanuel Paranhos, livros esses que foram adotados para as séries iniciais e para o ensino fundamental.

"Diante de tudo que fora exposto, das contribuições que foram dadas ao município de Lauro de Freitas através da vida desde grande historiador, é que apresentamos essa Moção de Congratulação, como um singelo gesto de agradecimento e reconhecimento ao seu trabalho", finalizou a edil.

Fonte: Celi Carvalho / ASCOM

Publicado em: 30/10/2019