Luciana Tavares apresenta Moção de Congratulação em homenagem ao professor Gildásio Freitas

Você está aqui

Luciana Tavares apresenta Moção de Congratulação em homenagem ao professor Gildásio Freitas


Na Sessão Ordinária da última terça-feira (29), foi aprovada a Moção de Congratulação nº 44/2019, de autoria da vereadora Luciana Tavares (PCdoB), subscrita pelos vereadores Fausto Franco (DEM) e Roque Fagundes (PT), homenageando o professor, escritor e historiador Gildásio Vieira de Freitas, em reconhecimento ao trabalho histórico relevante em favor do município de Lauro de Freitas.

“Essa moção é um momento de gratidão a essa pessoa que nos ajudou a dar os nossos primeiros passos com a história da cidade. Quando a gente pensa na história de Lauro de Freitas, lembra do mestre Gildásio”, reforçou a autora durante a aprovação da moção.

Na sua justificativa, a edil conta um pouco da história do homenageado. “O escritor e historiador do município de Lauro de Freitas, Gildásio Vieira de Freitas, formado pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, teve em sua formação grandes nomes como Consuelo Pondé, Cid Teixeira, Hilda Paraíso e outros, devido a sua paixão pela cultura baiana e pela cultura local, dedicou-se especialmente a região de Santo Amaro de Ipitanga, para onde se mudou e constatou que eram quase inexistentes os materiais de pesquisa publicados”.

Luciana Tavares ainda lembra na justificativa que o professor Gildásio deu também uma grande contribuição material para o município de Lauro de Freitas, com a publicação e adoção pela Prefeitura Municipal, obedecendo a Lei n° 9394/96 de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, Um Fim de semana em Lauro de Freitas ( 2006), Influências e contribuições afro-brasileiras em Lauro de Freitas (2006), logo após Ipitanga e seus arredores (2007) e Livro da História de Lauro de Freitas (2008), juntamente com o professor Emanuel Paranhos, livros esses que foram adotados para as séries iniciais e para o ensino fundamental.

"Diante de tudo que fora exposto, das contribuições que foram dadas ao município de Lauro de Freitas através da vida desde grande historiador, é que apresentamos essa Moção de Congratulação, como um singelo gesto de agradecimento e reconhecimento ao seu trabalho", finalizou a edil.

Fonte: Celi Carvalho / ASCOM

 

Publicado em: 30/10/2019


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 11/11/2019 14:48

CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS
Praça João Thiago dos Santos,S/N - Centro - Lauro de Freitas/BA - (71)3289-7200 - ouvidoria@camaralaurodefreitas.ba.gov.br
Anexo: Loteamento Varandas Tropicais - Rua Araponga nº 295, Quadra 3 - Lote 17 - CEP: 42.701-330 - Pitangueiras - Lauro de Freitas/BA